Revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis: uma breve história

A revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis reflete uma longa caminhada: enquanto corpus etnomatemático, a solidez de uma equipe colaborativa que, desde 2016, mantém uma comunidade brasileira virtual, ilimitada temporal e espacialmente, orientada pelo Programa Etnomatemática; enquanto periódico, a intenção inicial de continuidade, desde 2020, com a publicação do primeiro e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis. Hoje, o periódico pretende contemplar a multiplicidade de movimentos, estudos, interesses e afinidades epistemologicamente associados a este programa de pesquisa.

Em setembro de 2019, consideramos alguma experiência na Educação à Distância (EAD) para propor, aos mais próximos, um esboço de um evento internacional, abrangente, on-line, aberto a todos e baseado num dos princípios do Programa Etnomatemática: ética da diversidade. Assim, nesta ordem: Pedro Lacerda estimulou a atividade por considerá-la inovadora, talvez inédita; Ubiratan D’Ambrosio encantou-se com a novidade do virtual, com as ideias de programação ininterrupta e de um e-Almanaque como produto, e contribuiu na definição do nome Virtual Etnomatemática – Brasil, cuja sigla, VEm, poderia ser mantida em outras línguas e adaptada ao país que quisesse propor outro evento similar; Milton Rosa apoiou totalmente a proposta, seu nome e sua realização imediata. 

Os três estimuladores puseram mãos à obra, dentro de suas possibilidades: Pedro construiu um estrutura de programação editável e aberta; Ubiratan comprometeu-se com a conferência de abertura, com acompanhamento e divulgação ampla da programação e com a garimpagem de documentos que contribuíssem para a construção de uma história do Programa Etnomatemática; Milton prontificou-se a colaborar efetivamente e, com Daniel Orey, ampliou a internacionalização do evento, com o envolvimento de pessoas e garantia de tradução para mais duas línguas, inglês e espanhol.

Já mais amadurecida e com todas as inseguranças e incertezas, a proposta foi levada a etnomatemáticos, que foram preenchendo os espaços disponíveis na programação editável. Na época, não sabíamos que o evento se alinharia tão bem às medidas impostas pela pandemia da covid-19. E o produto principal do Vem Brasil foi o e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis, publicado em 2020. 

O falecimento de Ubiratan nos desestabilizou emocionalmente, a realização de um segundo VEm Brasil foi postergada e, até então, não ocorreu. Mas, em 2023, o evento “Onde está 𝛑?” nos motivou a um segundo e-Almanaque. Cientes de que, para a emissão do ISSN, o Centro Brasileiro do ISSN consideraria, como “comprovação de periodicidade”, uma publicação de mesmo título e o “segundo número publicado”, com o referido código “retroagido ao primeiro número”, esta se tornou a meta da comunidade EtnoMatemaTicas Brasis.

Assim, a revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis vem reunir, sinergicamente: como editores, os mentores da Comunidade EtnoMatemaTicas Brasis, em 2016: Olenêva, Milton Rosa e Adriano Fonseca; como colaboradores, três parceiros desde o VEm Brasil 2020, Ana Priscila Rebouças, Pedro Lacerda e Luciano Rodrigues, o proponente da Biblioteca EtnoMatemaTicas (BDEm), uma seção do e-Almanaque 2020 que tem “vida própria”; como consultores, pessoas marcantes do Programa Etnomatemática, Alexandre D’Ambrosio, Cristiane Coppe de Oliveira, Daniel Orey, Elda Tramm, Roger Miarka e Valdemar Vello; e como membros do comitê científico, um rol de pesquisadores ativos e afins aos princípios e propósitos etnomatemáticos.

Convidamos a conhecer:

capa do e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis 2020.

À equipe editorial e aos leitores-pesquisadores, agradecemos a confiança e pedimos que estejam atentos, pois, em breve, abriremos chamadas de artigos para próximos números.

Salvador, Bahia, 24 de março de 2024

Olenêva Sanches Sousa

(organizadora da revista e e-books e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis, oleneva@etnomatematicasbrasis.org)


Comentários

Uma resposta para “Revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis: uma breve história”.

  1. Já na expectativa daa próximas publicações. Fico muito feliz em contribuir com essa publicação e retribuir ao grupo onde fui tão acolhida. Grata!

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.