Comunidade

Facebook: https://www.facebook.com/etnomatematicasbrasis

Instagram: https://www.instagram.com/etnomatematicas.brasis

YouTube: https://www.youtube.com/@VEmBrasilEtnoMatemaTicasBrasis


Apresentação

EtnoMatemaTicas Brasis é um ambiente de envolvidos com Etnomatemática, simpatizantes, curiosos, teóricos e práticos. 

EtnoMatemaTicas Brasis pretende, assim, contribuir para o encontro de concepções etnomatemáticas, tendo em vista saberes e fazeres de pesquisadores, educadores matemáticos e educadores em geral, nas diversas modalidades de educação, formal, não formal e informal, e nos diversos contextos, com respeito à diversidade e ao bem viver e conviver em sociedade.

EtnoMatemaTicas Brasis foi motivada pela percepção de que existe certa dificuldade de uma interação/comunicação mais frequente entre pesquisadores e outras pessoas envolvidas com Etnomatemática de regiões brasileiras distantes e até mesmo dentro de uma mesma região ou Estado, causando, com isto, desconhecimento dos diferentes estudos, pesquisas e vivências em Etnomatemática desenvolvidos em cada região.

EtnoMatemaTicas Brasis, enquanto comunidade virtual ativa desde dezembro de 2016, no Facebook, e desde 2019, no Instagram, é orientada teoricamente pelo Programa Etnomatemática. Tendo em vista o desenvolvimento e consolidação deste programa de pesquisa transdisciplinar e transcultural, a EtnoMatemaTicas Brasis vem, ao longo desses anos, promovendo eventos e realizando ações por iniciativa de sua equipe de colaboradores voluntários e/ou em parceria com outras organizações de princípios e finalidades similares. 

EtnoMatemaTicas Brasis é, portanto, um espaço de todos.EtnoMatemaTicas Brasis, em 2024, constrói e encontra seu próprio espaço virtual, neste site, e o inaugura celebrando um dos momentos históricos mais marcantes de sua existência: a criação e lançamento da revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis, ISSN: 2965-8799.

Mandala Etnomatemática

(imagem de perfil)

Mandala Etnomatemática (2016), com autorização do seu artista plástico, Polô Czermak, é a foto de perfil da EtnoMatemaTicas Brasis e imagem de capa do e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis (2020). 

Conforme Sousa (2020, p. 88-89), “a Mandala expressa o olhar do artista sobre a influência da relação de poder no processo de geração, organização e difusão de conhecimentos”, ilustrando “a complexidade, a transdisciplinaridade e a transculturalidade que são a quintessência da etnomatemática.”(apud D’Ambrosio, 2016).

Referência: Sousa, O. S. (2020). Mandala Etnomatemática (Polô Czermak, 2016). e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis. https://doi.org/10.51361/9786586592139

Comunidade

(imagem)

A imagem da comunidade EtnoMatemaTicas Brasis é bem colorida. Diversos fatores implicaram essa definição, especialmente a relação entre Ser Humano e as cores e a marcante presença transversal das cores em todas as etapas da Educação Básica, não apenas nas Artes e nos coloridos que contribuem para a aprendizagem, mas na Educação Matemática e áreas afins.

A escolha do disco de Newton, segundo Sousa (2018, p. 695): “pela expressão de beleza multicolorida do arco-íris, pela relação entre dimensão do que se vê, o ângulo de visão e a posição do observador, e, especialmente, pela consciência das limitações do que podemos ver, diante do existente, que ainda nos é invisível. O arco-íris da capa da EtnoMatemaTicas Brasis expressa, portanto, o desejo de considerar a beleza e a harmonia da relação entre o que está visível, aceito, validado e o que se encontra nos cenários da invisibilidade.”.

Referência:

Sousa, O. S. (2018). RELAET-Brasil: movimentos de expansão da Etnomatemática . Ensino Em Re-Vista, 25(3), 686–704. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-9 

/