Crônica de EtnoMatemaTicas anunciadas e denunciantes, em três tempos

Jéssica Lins de Souza Fernandes

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Carioca do Morro do Jorge Turco, mangueirense, antirracista e feminista. Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde é integrante do Conselho Consultivo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na Università degli Studi di Padova. Mestra em Educação e Licenciada em Matemática pela UFSC. Pesquisadora no Grupo Alteritas – Diferença, Arte e Educação (UFSC), do GEPEm – Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (UNESP) e do NUPEm – Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (UFU).

Crônica de EtnoMatemaTicas anunciadas e denunciantes, em três tempos

Resumo

Inspirada por Nego Bispo, uma crônica de EtnoMatemaTicas anunciadas e denunciantes é contada em três tempos: princípio, meio e princípio. Nesses tempos, encontros se constroem e constroem uma busca por denunciar desigualdades, uma pergunta de pesquisa e uma vida que se abre para transbordar o pensamento. A partir de encontros com tempos e pessoas, EtnoMatemáticas e EtnoMatemaTicas são anunciadas, ao mesmo tempo em que são usadas como denúncia: por que corpos, saberes e práticas produzidas em contextos de Escolas de Samba não são reconhecidos? 

Palavras-chave: EtnoMatemaTicas. Escolas de Samba. Movimento Negro Educador.

Chronicle of announced and denouncing EthnoMathemaTics, in three times

Abstract

Inspired by Nego Bispo, a chronicle of announced and denouncing EthnoMathemaTics is told in three times: beginning, middle and beginning. In these times, encounters are constructed and build a search to denounce inequalities, a research question and a life that opens up to overflowing thought. From encounters with times and people, EthnoMathematics and EthnoMathemaTics are announced, at the same time as they are used as a denunciation: why are bodies, knowledge and practices produced in the context of Samba Schools not recognized?

Keywords: EthnoMathemaTics. Samba Schools. Educator Black Movement.

Crónica de EtnoMatemaTicas anunciadas y denunciantes, en tres tiempos

Resumen

Inspirada en Nego Bispo, se cuenta una crónica de EtnoMatemaTicas anunciadas y denunciantes en tres tiempos: principio, medio y principio. En estos tiempos se construyen encuentros que construyen una búsqueda para denunciar desigualdades, una pregunta de investigación y una vida que se abre al pensamiento desbordante. A partir del encuentro con tiempos y personas, se anuncian las EtnoMatemáticas y EtnoMatemaTicas, al mismo tiempo que se utilizan como denuncia: ¿por qué no se reconocen los cuerpos, los conocimientos y las prácticas producidas en el contexto de las Escuelas de Samba?

Palabras clave: EtnoMatemaTicas. Escuelas de Samba. Movimiento Negro Educador.

/