Cronopie+ Mariana da Costa Müller
Rio Claro, São Paulo, Brasil

Natural de São Paulo. Licenciada em Matemática (2023) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro (Unesp – Rio Claro), mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Unesp – Rio Claro. Pesquisa temáticas de gêneros e sexualidades na linha de pesquisa de Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática. É integrante dos grupos de pesquisa: Coletivo Cronopies+; e Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática.
Corpo-Sala Etnomatemático
Resumo
Esta crônica conta uma experiência Etnomatemática de uma disciplina de pós-graduação em Educação Matemática, que ocorreu no segundo semestre de 2020, durante a pandemia do COVID-19. Esta experiência se dá a partir de um Corpo-Sala e seus entendimentos em relação a Etnomatemática, com o intuito não de descrever como a disciplina aconteceu, mas sim o que foi sentido a partir dela.
Palavras-chave: Corpo-Sala. Etnomatemática. Estudos de Pós-graduação.
Body-Classroom Ethnomathematical
Abstract
This chronicle tells an Ethnomathematics experience of a postgraduate course in Mathematics Education, which took place in the second semester of 2020, during the COVID-19 pandemic. This experience takes place from a Body-Classroom and its understandings in relation to Ethnomathematics, with the intention not to describe how the course took place, but rather what was felt from it.
Keywords: Body-Classroom. Ethnomathematics. Postgraduate studies.
Cuerpo-Sala Etnomatemática
Resumen
Esta crónica narra una experiencia Etnomatemática de un curso de posgrado en Educación Matemática, que tuvo lugar en el segundo semestre de 2020, durante la pandemia de COVID-19. Esta experiencia se desarrolla desde un Cuerpo-Sala y sus comprensiones en relación a la Etnomatemática, con la intención no de describir cómo se dio la disciplina, sino más bien lo que se sintió desde ella.
Palabras clave: Cuerpo-Sala. Etnomatemáticas. Estudios de posgrado.
