Fazeres Matemáticos Humanistas: um livro de Carlos Mathias

Texto de Apresentação do Livro (contracapa):

Fazeres Matemáticos Humanistas é uma obra singular, que se dedica à percepção dos fazeres matemáticos como meios para alcançarmos uma educação para a Paz e uma ética ecoplanetária. Em seus esforços, desconstrói a colonialidade impregnada na “Escola” e na “Matemática” emergentes da Modernidade, de forma poética e alegórica, e propõe reflexões de natureza praxiológica sobre as ciências e as matemáticas. Por
meio de aforismos e recursos metafóricos surpreendentes, a obra desvela os fazeres ocultados pelas filosofias absolutistas da Matemática e oportuniza reflexões sobre os entendimentos e referências atuais acerca de currículo, ensino, aprendizagem e avaliação. Uma obra sui generis que acolherá muito bem os estudantes e professores interessados nas filosofias das ciências e das matemáticas, assim como os entusiastas das filosofias da Educação e da Linguagem no âmbito das práticas culturais.

Sobre o Autor:

Carlos Mathias é um escritor, filósofo, músico e educador matemático
carioca, professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade
Federal Fluminense. Mathias fez o seu doutorado em Matemática na área de
Equações Diferenciais Parciais, mas atua, primordialmente, na área da filosofia da Educação Matemática. Se dedica às interfaces entre os fazeres matemáticos e artísticos, em especial aos fazeres musicais, que atravessam a Educação e a popularização científica. Foi criador do DRUMMATH, um programa de pesquisa sobre o ensino de matemática para crianças com deficiência visual desenvolvido no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, que se apoia em atividades envolvendo ritmos musicais e conceitos aritméticos. É fundador e coordenador do Canal Matemática Humanista no YouTube, um dos maiores canais da plataforma especificamente dedicados à Educação Matemática e às perspectivas humanistas acerca dos fazeres matemáticos.


Comentários

Deixe um comentário